TWI | Training Within Industry

Você já ouvir falar em TWI? Conheça um pouco sobre essa abordagem capaz de reduzir consideravelmente as horas de treinamento para atingir a proficiência e ao mesmo tempo gerar melhorias significativas de produção e qualidade.


O QUE É?

O Training Within Industry (TWI) é uma abordagem desenvolvida para que supervisores de operações industriais pudessem treinar novos trabalhadores de forma mais RÁPIDA e EFICAZ.


HISTÓRIA

Originado nos EUA em plena 2ª guerra mundial (1940), o TWI foi um dos responsáveis por viabilizar o atendimento de uma demanda incomum nas indústrias vinculadas aos suprimentos de guerra. Além disso, o TWI foi protagonista na resolução de uma das maiores dificuldades da época, a escassez de mão de obra industrial, uma vez que a maioria dos trabalhadores eram homens e haviam sido convocados para servir o país.


ESTRUTURA

O TWI é composto por 3 módulos: Instruções de trabalho, Métodos de trabalho e Relações de trabalho. Uma abordagem ampla, mas muito precisa.


MÓDULO INSTRUÇÕES DE TRABALHO

O módulo de instruções ensina os “treinadores” a apresentar o trabalho de uma forma que maximize a absorção do “aluno’. Num momento em que costumamos ver muitos treinamentos do tipo: “Leia o POP e acompanhe o operador da máquina”, apenas esse módulo é capaz de contribuir substancialmente com o seu negócio.

O módulo é aplicado em 4 fases, PREPARAR, APRESENTAR, PRATICAR e ACOMPANHAR. Destaca-se que nesse módulo as informações são passadas de forma incremental com ênfase nas ETAPAS, PONTOS CHAVES e RAZÕES pela qual o trabalho deve ser realizado daquela forma. O objetivo é acelerar a curva de aprendizado do aluno sem comprometer a eficácia do treinamento.

No TWI, tanto a apresentação do trabalho como a prática, acontecem em rodadas, por exemplo:


  FASE APRESENTAR (aluno observa e questiona):

     Rodada 1 – Treinador apenas executa o trabalho;

     Rodada 2 – Treinador executa e declara as etapas que compõe o trabalho;

     Rodada 3 – Treinador executa, declara as etapas e apresenta os pontos chave do trabalho;

     Rodada 4 – Treinador executa, declara as etapas, fala os pontos chave e explica as razões;


Na fase seguinte (PRATICAR), o aluno deverá fazer as mesmas 4 rodadas enquanto o treinador irá observar e corrigir os erros. O importante é o aluno só avançar para a próxima rodada após ter êxito na rodada atual.

A aplicação dessa dinâmica de orientação do TWI enfatiza o que todos nós já sabemos, a REPETIÇÃO é fundamental para a consolidação do aprendizado. Ao treinar alguém assim você perceberá nitidamente o ganho de confiança do aluno a cada rodada.

O objetivo desse texto é despertar a curiosidade sobre essa abordagem capaz de REDUZIR CONSIDERAVELMENTE AS HORAS DE TREINAMENTO PARA ATINGIR A PROFICIÊNCIA e ao mesmo tempo gerar MELHORIAS SIGNIFICATIVAS DE PRODUÇÃO E QUALIDADE.

A reflexão que fica é: será que os treinamentos operacionais feitos nas empresas hoje dão o subsídio necessário para que o trabalho seja feito com SEGURANÇA, QUALIDADE E PRODUTIVIDADE?


Referência e dica de leitura:

THE TWI WORKBOOK – Essential skills for supervisors.

Patrick GRAUPP e Robert J.WRONA.


LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email
Foto de Eduardo Dalla Vecchia
Eduardo Dalla Vecchia
Engenheiro de produção (PUCRS) apaixonado por compartilhar conhecimento e ajudar profissionais a atingirem seu máximo desempenho. Com especialização em LEAN (UFRGS) e um MBA em Finanças e Controladoria (USP), tem mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias para a excelência empresarial em diversos segmentos e portes de empresa.