FOCAR NAS FERRAMENTAS E NÃO NOS PROBLEMAS
Não é difícil ver empresas que estabelecem como objetivo a implementação de uma ferramenta em todos os setores e processos sem antes compreender se o mecanismo sugerido é aderente aos principais problemas. Não se pode receitar um remédio sem saber a causa. Ferramentas são alternativas para resolver problemas existentes. Seja obcecado pelos problemas.
Esse erro é comum nas empresas que optam por desenvolverem os seus próprios sistemas de gestão/produção (“SISTEMA MINHA EMPRESA DE PRODUÇÃO”). É uma abordagem de excelência que gosto e utilizo, mas precisamos cuidar para não cair nessa armadilha de instituir a busca indiscriminada pela ferramenta X.
Cuidado com os assessments que pontuam de acordo com a aplicação das ferramentas. A não ser que a ferramenta em questão seja indiscutível, você poderá cometer um equívoco ao colocar a ferramenta como fim e não como meio para se chegar em algum lugar.
NÃO ADEQUAR O ROADMAP AO NÍVEL DE MATURIDADE DA EMPRESA
Existem diversas formas de implantar o lean e não podemos dizer que existe certo ou errado, são caminhos diferentes que vão ter mais ou menos aderência com a empresa em questão. Entretanto, não considerar o nível de preparo da gestão, a estrutura, o segmento e não adequar “as missões” ao que a empresa pode executar, poderá gerar uma grande frustração que irá “matar” o lean. Estabeleça objetivos incrementais que irão proporcionar desafios, resultados e aprendizados. A parir disso, comemore as pequenas vitórias e avance. NÃO COMPLIQUE, SIMPLIFIQUE
SUBESTIMAR A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA
A liderança tem o poder de fazer uma jornada lean dar muito certo ou muito errado. Não preparar as lideranças para conduzir a mudança vão colocar todo o esforço fora no médio/longo prazo. Gere o comprometimento de todos que estão na linha de frente e influenciando os colaboradores da empresa. Treine eles nos conceitos e ferramentas. Faça com que as suas lideranças sejam os protagonistas dessa transformação. Isso vale do CEO ao team leader.
CONCENTRAR A RESPONSABILIDADE NA ÁREA TÉCNICA
Numa jornada lean a responsabilidade é de todos. Cobrar apenas o setor que está conduzido o processo de transformação irá tirar a responsabilidade sobre a gestão que de fato tem em mãos o poder de introduzir o lean em seus processos. Desde o início deixe claro a responsabilidade de cada um nessa jornada. É o esforço de todos que conduzirá a empresa aos resultados tão desejados.
Muitos outros erros são comuns, como forçar “ferramentas” de fluxo em processos que não possuem o mínimo de estabilidade para operar nesse modelo. Comente aqui alguns que você já viu e vamos aumentar essa lista.
