Engajamento de equipes no 5S: causa ou consequência?

Não é difícil ouvir por aí que “o 5S morreu porque a equipe não estava engajada”. Certo? O engajamento das equipes até pode ser a causa do fracasso de um programa 5S, mas com certeza é uma consequência da forma como a 5S foi implementado e estruturado. Mas afinal, o que gera o engajamento?


O engajamento das equipes até pode ser a causa do fracasso de um programa 5S, mas com certeza é uma consequência da forma como a 5S foi implementado e estruturado. 

Mas afinal, o que gera o engajamento? Liderança forte, reconhecimento e integridade? Com certeza! Entretanto, será que os fatores que geram engajamento são universais? Talvez alguns até sejam, como os que foram citados. Porém, a prática me leva a crer que diferentes equipes, diferentes contextos e diferentes culturas tendem a ser estimuladas por fatores e mecanismos ESPECÍFICOS. 

Se você pretende transformar o engajamento das equipes na causa do SUCESSO do seu 5S, PLANEJE mecanismos ADERENTES ao seu CONTEXTO e que vão estimular as equipes ao longo do processo, como: técnicas de gestão da mudança, cerimônias para comemorar as pequenas vitórias, premiações simbólicas e gamificações. 

Portanto, promova o engajamento de forma PLANEJADA e ESTRATÉGICA em qualquer mudança cultural. Prefira ESTIMULAR o engajamento a contar com ele. 

P.S. Lembre-se! O seu 5s não precisa ser perfeito para começar, mas precisa ser bem feito.

LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email
Foto de Eduardo Dalla Vecchia
Eduardo Dalla Vecchia
Engenheiro de produção (PUCRS) apaixonado por compartilhar conhecimento e ajudar profissionais a atingirem seu máximo desempenho. Com especialização em LEAN (UFRGS) e um MBA em Finanças e Controladoria (USP), tem mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias para a excelência empresarial em diversos segmentos e portes de empresa.