Não é novidade que a jornada lean não tem fim e por mais transformadora que ela seja, é comum termos altos e baixos com o passar dos anos (loops de evolução). Veja 4 pontos importantes que você precisa saber para tomar as decisões certas ao longo da jornada lean.

 

Não é novidade que a jornada lean não tem fim e por mais transformadora que ela seja, é comum termos altos e baixos com o passar dos anos (loops de evolução). Além disso, as trocas de gestores, principalmente os do alto escalão, costumam dar uma “balançada” nas jornadas lean das empresas, uma vez que esses profissionais definem as diretrizes estratégicas do negócio. Conforme evidenciado na imagem, a evolução das organizações não costuma ser uma linear. Existem momentos em que algumas coisas parecem se perder e é o que você faz nesse momento que define se a sua empresa irá para o próximo ciclo de evolução. Veja 4 pontos importantes que você precisa saber para tomar as decisões certas ao longo da jornada lean:

1️⃣ A ALTA DEMANDA IRÁ TESTAR OS SEUS GANHOS E A CONTINUIDADE DAS BOAS PRÁTICAS IMPLEMENTADAS

Os momentos de dificuldade, seja por alta demanda ou por escassez de recursos, vão colocar a prova tudo que foi construído até o momento. É nessa hora que conseguimos ver a VERDADEIRA mudança das pessoas e da cultura. Fica evidente o grupo de gestores que estavam “fazendo o lean” apenas porque a empresa havia direcionado e o grupo que viu no lean uma forma melhor e mais eficaz de fazer a gestão dos processos e das pessoas. Aproveite essas situações para realizar os ajustes necessários e siga trabalhando.

2️⃣ DÊ O ZOOM OUT

Quando alguns indicadores oscilarem sempre vão ter aqueles que irão dizer: “Isso não funciona e todas essas mudanças estão dando muito trabalho!”. Nessas horas, olhe para o início da jornada e evidencie todas as evoluções conquistadas. Mostre que todo o esforço está sendo convertido em resultados. É comum nos acostumarmos com cenários melhores e esquecermos como funcionavam as coisas antes.

3️⃣ FORTALEÇA OS PROCESSOS, PESSOAS VÃO SAIR

Fujio Cho, ex-presidente da Toyota disse:

💬 “Nós conseguimos resultados brilhantes com pessoas normais trabalhando em PROCESSOS BRILHANTES.”
💬  “Nossos concorrentes conseguem resultados normais com pessoas brilhantes trabalhando em processos que não funcionam.” 

O resultado de uma empresa é consequência de seus processos. Pessoas engajadas podem compensar processos ruins por algum tempo, mas isso não é sustentável no longo prazo. Ao evoluir na sua jornada lean, construa processos consistentes que eles servirão de base para as próximas evoluções. Colocar tudo sobre pessoas chave é um erro comum que costuma tornar as jornadas vulneráveis.

4️⃣ TUDO ESTÁ PERFEITO? DESCONFIE!

Ser lean é desafiar constantemente o status quo e isso irá gerar o “stress da mudança”. Caso a sua jornada não esteja gerando desafios para os times de trabalho, reveja o planejamento. Buscar a perfeição (5º princípio) é estar desconfortável e ter certeza de que sempre há o que melhorar, seja em resultados, processos ou pessoas. Me conta, como está a trajetória da jornada lean da sua empresa?

LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email
Foto de Eduardo Dalla Vecchia
Eduardo Dalla Vecchia
Engenheiro de produção (PUCRS) apaixonado por compartilhar conhecimento e ajudar profissionais a atingirem seu máximo desempenho. Com especialização em LEAN (UFRGS) e um MBA em Finanças e Controladoria (USP), tem mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias para a excelência empresarial em diversos segmentos e portes de empresa.