Conheças os 10 motivos:
ALINHA O ESFORÇO DA GESTÃO OPERACIONAL COM OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
No momento que ocorre o desdobramento dos indicadores estratégicos em indicadores operacionais, que serão avaliados diariamente para que as metas sejam atingidas e os desvios corrigidos, colocamos toda a organização trabalhando naquilo que trará melhorias reais para o negócio.
CRIA UMA CULTURA IMPLACÁVEL COM OS PROBLEMAS
Com o tempo as equipes entendem que os problemas devem ser expostos para serem corrigidos o quanto antes e os impactos minimizados. Uma cultura que permite a exposição de problemas é o primeiro passo para ser implacável com eles.
APRIMORA O SENSO DE URGÊNCIA
No GD prezamos por resolver no dia aquilo que não foi possível resolver quando aconteceu. A essência está no agir, no fazer. A máxima é: “não deixe para o dia seguinte o que precisa ser feito hoje!”.
MELHORA A COMUNICAÇÃO ENTRE AS ÁREAS E OS NÍVEIS DE GESTÃO
No GD as equipes são compostas por colaboradores de diferentes setores e todos trabalham juntos na resolução dos problemas.
Além disso, os GDs estratégicos e operacionais se relacionam através das cadeias de ajuda e se retroalimentam através dos indicadores de desempenho.
DECISÕES BASEADAS EM FATOS E DADOS
A dinâmica das reuniões se baseia nos indicadores e nos fatos trazidos pelos participantes. As ações devem refletir nos números que são acompanhados.
INCORPORA O PDCA A GESTÃO
Planejar o dia, Executar as ações planejadas, Checar no dia seguinte e Ajustar o que for preciso são a essência do GD.
DESENVOLVE PESSOAS
Depois que o GD é consolidado em uma empresa o que eu mais escuto é: “Como nós trabalhávamos sem isso antes?”. O GD promove uma verdadeira transformação nos participantes.
TORNA TUDO VISÍVEL
Indicadores, a participação dos envolvidos e os problemas que estão sendo resolvidos, tudo é colocado a vista para que todos possam acompanhar.
CONTRIBUI COM A SUSTENTAÇÃO DAS MELHORIAS
Melhorias são implantadas para resolverem problemas. Caso uma melhoria não seja sustentada, a piora do desempenho irá aparecer na reunião, levando os responsáveis a reestabelecerem o novo processo que havia sido definido.
QUESTIONA OS PADRÕES EXISTENTES
Para qualquer desvio identificado, a solução do problema começa na análise do padrão existente. O padrão foi seguido? É adequado?
Esses são apenas alguns motivos para aderir a essa prática de gestão fantástica.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre GD, recomendamos as leituras: “Gerenciamento diário para executar a estratégia” de J. R. Ferro e R. Gouveia, e “Fazendo acontecer a coisa certa” de P. Dennis. E se você tem interesse em aprender mais sobre como o GD funciona e como pode ser aplicado, sinta-se à vontade para em entrar em contato conosco.