FLUXO CONTÍNUO: Como esse princípio lean pode contribuir com o seu processo.

O Fluxo Contínuo (FC) visa processos em que as operações acontecem em sequência com o mínimo de interrupções possíveis. Teoricamente, esse conceito parece simples e intuitivo, mas não é o que costumamos ver por aí. Os layouts funcionais e os grandes lotes de produção ainda imperam. Vejamos alguns benefícios proporcionados por esse arranjo.

 

✅ PRODUTIVIDADE

Não é raro vermos cases em que a produtividade mais que dobra. Por quê? Para que as operações funcionem de forma sincronizadas e com o mínimo de esperas, o trabalho dos operadores deve estar balanceado. Isso faz com que operações sejam agrupadas e as ociosidades minimizadas. Vale ressaltar que um balanceamento lean se guia pelo takt time, ou seja, o processo é dimensionado para atender a necessidade real*.

Além disso, o layout também é otimizado. Ao realizar o balanceamento, todos os movimentos dos operadores serão questionados e por consequência os postos de trabalho são aproximados, formando células. Assim, os desperdícios de transporte e movimentação são reduzidos.

 

✅ VELOCIDADE

Ao implantar células de FC, você verá que trabalhar com grandes lotes não fará sentido, pois eles geram esperas e aumentam o tempo de atravessamento. O fluxo contínuo faz com que os lotes de transferências sejam reduzidos até chegarmos ao fluxo unitário (one-piece-flow). Com isso, as esperas são praticamente eliminadas e o lead time do processo cai substancialmente.

 

✅ SIMPLICIDADE

Quando as operações estão em fluxo e balanceadas, o WIP entre as operações é reduzido ao lote de transferência, ou seja, são estoques mínimos que não precisam ser controlados no ERP. Uma célula tem por conceito iniciar e finalizar as operações que ela contempla, direcionando o esforço/capacidade produtiva para a produção de algo que possa ser entregue aos clientes internos/externos, diferente de estoques em processo.

No cenário tradicional, vemos grandes estoques intermediários que precisam ser monitorados e as operações recebendo programações individuais. Ao adotar o fluxo contínuo e montar células, você terá apenas os estoques a jusante e a montante para gerenciar e um ponto de programação, ou seja, SIMPLIFICA.

 

✅ MELHORIA CONTÍNUA DO PROCESSO

Por fim, um processo em fluxo, balanceado, com estoques mínimos se torna muito mais vulnerável e poderá parar a qualquer momento por vários motivos. Isso não é ruim, isso é bom. Todas as dificuldades que irão aparecer durante o processo de implantação são problemas que precisam ser resolvidos e antes eram absorvidos por altos estoques. O FC torna todas as oportunidades mais visíveis.

Ficou interessado em saber mais sobre FC? Entre em contato 😉

LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email
Foto de Eduardo Dalla Vecchia
Eduardo Dalla Vecchia
Engenheiro de produção (PUCRS) apaixonado por compartilhar conhecimento e ajudar profissionais a atingirem seu máximo desempenho. Com especialização em LEAN (UFRGS) e um MBA em Finanças e Controladoria (USP), tem mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias para a excelência empresarial em diversos segmentos e portes de empresa.