Tenho certeza de que todas as empresas que estão na jornada #lean são desafiadas constantemente na sustentação das melhorias implementadas.
A experiência nos mostra que um processo que não continua sendo melhorado após a implementação de melhorias, tende a regredir com o tempo. A dificuldade está em como manter o melhoramento contínuo ao longo do tempo, uma vez que as empresas possuem muitas operações e na maioria das vezes poucas pessoas “capacitadas” nas ferramentas lean.
A resposta é simples, mas a prática não: CRIE UMA CULTURA DE MELHORIA!
Existem diversos fatores que envolvem essa mudança cultural. Vamos ver 2 que não podem ser negligenciados para que a sua empresa possa “pedalar” rumo a uma cultura de melhoria.
TENHA VISÃO DE LONGO PRAZO E DEIXE O TEMPO AGIR
Todos sabem que mudar uma cultura dá trabalho e não acontece do dia para noite. Durante essa jornada as empresas precisam “equilibrar os pratos” para garantir os resultados e ao mesmo tempo mudar, até que o chegue o ponto de inflexão e a “nova cultura” comece a se sobressair e trazer resultados de forma sustentável.
Nesse processo, escolha métodos que funcionem e deixe o tempo fazer o seu papel. Costumo dizer que um grande grupo de pessoas resolvendo problemas com A3 no longo prazo irão resolver mais problemas que um pequeno grupo de black belts. Preocupe-se mais em DISSEMINAR métodos simples e eficazes do que aprimorar as suas ferramentas. Ensine e comprometa o máximo de pessoas possíveis na solução de problemas e deixe que o tempo traga o resultado.LEMBRE-SE: Para colher os frutos de uma nova cultura é preciso ciclicamente PLANTAR, CUIDAR e AGUARDAR.
ENVOLVA E DESENVOLVA AS PESSOAS
Lean não é apenas sobre ferramentas e conceitos. Lean é sobre PESSOAS. Entenda que TODOS são capazes de contribuir com melhorias e é o esforço conjunto para melhorar que estabelece uma cultura de melhoria. Para isso, as pessoas precisam ser estimuladas, envolvidas e desenvolvidas.
É comum vermos implantações de lean baseadas apenas em workshops kaizen (WK) restritos a uma parte dos colaboradores da empresa. Fazer WK não é errado e pode trazer muito resultado, mas atuando apenas dessa forma a melhoria acaba sendo apenas de algumas pessoas. Nesses casos, a falta de uma cultura de melhoria faz com que boa parte dos resultados obtidos acabem se perdendo ao longo do tempo (quantas vezes já vimos esse filme?!).
DICA: As lideranças possuem papel chave nesse processo, mas iniciativas de KAIZEN TEIAN são excelentes para promover e acelerar essa disseminação de melhorias.
Pense como estão essas questões na sua jornada Lean. Existem oportunidades? Trabalhe nelas que no longo prazo farão muita diferença.
Talvez alguém vá dizer: “Melhorias são sustentadas com padrões!”. Está correto, mas lembre-se que padrões não foram feitos para serem estáticos, padrões foram feitos para serem melhorados.
A MELHOR FORMA DE MANTER A MELHORIA DE UM PROCESSO É CONTINUAR MELHORANDO!
