O que é Lean?

Mais valor, menos desperdício, melhores resultados.

o QUE É LEAN?

Lean é um modelo de gestão inspirado no Sistema Toyota que se consolidou como uma estratégia de negócios em diferentes setores. 

Implementar o Lean significa entregar mais valor ao cliente, consumindo menos recursos e aproveitando melhor o potencial das pessoas. Para isso, possui uma série de mecanismos e ferramentas.

Ao eliminar desperdícios continuamente, sua empresa ganha em produtividade, engajamento das equipes e capacidade de execução, criando uma base sólida para crescer de forma eficiente e sustentável.

Taiichi Ohno: “Tudo o que estamos tentando fazer é reduzir a linha do tempo entre o pedido do cliente e o recebimento do pagamento, removendo desperdícios que não agregam valor.”

resultados esperados

Avanços potenciais de uma jornada LEAN

Segurança

Gere condições para alcançar o ZERO acidentes

Produtividade

Aumentos
superiores a 50%

Velocidade

Redução de 30 a 50%
do lead time

Flexibilidade

Capacidade de lidar com as mudanças do mercado

Qualidade

Reduções na produção e recorrência de defeitos

Custos

Redução dos desperdícios e custos operacionais

Moral

Lideranças diferenciadas e muito trabalho colaborativo

Inovação

Cultura voltada ao desenvolvimento de soluções

APLICABILIDADE

O Lean é para a sua empresa?

Somos uma empresa de consultoria e treinamentos focada em aumentar a competividade do seu negócio através de soluções customizadas. Com foco em agregar valor aos nossos clientes, aliamos nossa experiência com a nossa especialidade em Lean para levar o seu negócio a excelência.

MECÂNICA

Como "funciona"? Conheça os 5 princípios do Lean!

Os cinco princípios do Lean — valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e melhoria contínua — formam o mecanismo essencial para tornar uma empresa enxuta. Eles orientam como eliminar desperdícios e alinhar processos para que o valor chegue ao cliente da forma mais rápida e eficiente possível.

por JAMES WOMACK E DANIEL JONES
A mentalidade enxuta nas empresas

Valor: entender o que realmente importa para o cliente.
Fluxo de valor: mapear todas as etapas para entregar esse valor.
Fluxo contínuo: eliminar interrupções, gargalos e desperdícios.
Produção puxada: produzir apenas o necessário, na hora certa.
Busca pela Perfeição: buscar evolução constante em processos e pessoas.

O ponto de partida do Lean é identificar o que é valor para o cliente. A partir daí, organizam-se as atividades que realmente geram esse valor na melhor sequência possível (fluxo de valor), eliminando desperdícios e esforços desnecessários. Esse fluxo deve ocorrer com o mínimo de interrupções (fluxo contínuo) e ser acionado sempre sob demanda, conforme a necessidade do cliente (puxar). Por fim, a jornada é sustentada pela busca constante da perfeição, envolvendo todos os níveis da organização em melhoria contínua, solução de problemas e DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS.

LEAN THINKING

Entre em contato

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Estamos prontos para entender a sua necessidade e desenvolver uma palestra incrível!